• Criar uma oficina de produção multimídia que agrega filosofia e experimentação, com o objetivo de orientar aos interessados nesse tipo de produção, estejam eles familiarizados ou não com o tema, pessoas que simpatizam com o assunto “Artes e Educomunicação” ou que estejam estimulados a expandir suas habilidades criativas para a produção multimídia, como também para as primeiras vivências em edição de video, som, texto e foto, utilizando software de baixa complexidade, como também tecnologia de captura e edição de imagens também de baixa complexidade – câmeras digitais compactas e celulares. A idéia é utilizar recursos acessíveis e transformá-los em arte-educativa.
• Provocar desdobramentos de uma rede de comunicação entre os participantes da oficina enquanto produtores de conteúdo fotográfico, audiovisual e textual. Integrá-los à rede Imaginautas já existente e dar força aos canais de veiculação desses conteúdos de forma descentralizada e completamente autônoma.
Resultados alcançados - processo abaixo relatado:
Nosso primeiro encontro para trocarmos ideias sobre como podemos usar a fotografia como um objeto de criação arteeducativa e comunicativa. Elementos de composição da Imagem e demostração criativa de aplicativos gratuitos em edição fotográfica.
Segundo encontro, continuidade da oficina de design fotográfico usando aplicativos snapseed e moldiv e planejamento das ações na Escola Pública da Comuniade de São Jorge.
Terceira ação da Oficina Imaginautas com a atividade "FIQUEPEIXE_São Jorge" prática de ação arteeducativa em educação ambiental com as crianças. A atividade consiste em dialogar com as crianças sobre a importância da preservação dos nossos Rios. Durante a atividade as crianças desenham cenários sobre os Rios que banham São Jorge e mensagens de preservação da Natureza. Contamos com a colaboração dos professores da Escola e a turma gostou bastante da atividade!
Quarta ação Imaginautas, continuidade com a atividade na Escola Pública da Comunidade de São Jorge, com a turma do ensino médio. Neste caso, além da questão ambiental, fizemos uma oficina de dicas básicas de fotografia além da atividade artística. Contamos também com a turma de professores que se mostraram muito participativos.
Quinta ação Imaginautas, planejamento para a apresentação da Penha Folclórica, dirigida por Doroty Marques com a Turma Que Faz! projeto apoiado pelo programa "TODOS NÓS".
Sexta Ação Imaginautas, visita a Aldeia Multiétnica para prática de documentação fotográfica e de intervencionismo criativo com a ação "FLOREANDO palavras" com as flores plotadas que serviram para ambientar e potencializar a "Tenda da Prosa" na Aldeia. A ideia é apresentar formas criativas de como a fotografia pode ser tornar um elemento de intervencionismo a partir de plataformas alternativas, como por exemplo os "banners" fotográficos que utilizamos. Foi uma experiência muito proveitosa e prática!
Sétima ação Imaginautas, "FIQUEPEIXE_São Miguel" e o "FISHNIC". A ideia desta intervenção é uma experiência de transformar um espaço aberto - neste caso, o Rio São Miguel, como cenário para intervencionismo arteeducativo. Instalamos os peixes da "Piracema Criativa " - uma intervenção Imaginauta para falar sobre a questão da Migração dos Peixes e da relação das Cidades, Pessoas e Rios, buscado conscientizar para uma convivência sustentável. A ideia era transformar o Rio em uma galeria de artes criando uma ambiência lúdica e "pescando" a atenção das Pessoas que estavam no local, visitantes e Indígenas da Aldeia, certamente uma ação que ficará marcada na memória!
Oitava ação Imaginautas, aula de "blog design" apresentando ferramentas básicas para construção de blogs, tendo o blog do projeto como prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário